Gru, o vilão principal da franquia Meu Malvado Favorito, é, sem dúvidas, um dos personagens mais adorados do cinema atual. Interpretado pelo ator e dublador americano Steve Carell, Gru é um gênio do mal que vive em um mundo de contravenções e planos maléficos - pelo menos, até conhecer as três irmãs adotivas que mudam para sempre seu modo de viver.

Com um jeito mal-humorado, Gru é dono de uma personalidade cativante e um senso de humor sarcástico, que o tornam um vilão inesquecível. Seu visual também é inconfundível, com seus traços desajeitados, cabeça calva e nariz pontudo.

Embora seja um vilão, Gru possui um caráter profundamente humano, o que o torna um personagem extremamente interessante. Ele não é apenas um criminoso, mas um ser humano com problemas e dilemas como qualquer outro, levando-nos a torcer por seu sucesso em seus projetos malucos.

Em Meu Malvado Favorito, somos apresentados ao vilão como um cientista malvado, que tem como objetivo roubar a Lua. Porém, em meio aos seus planos de dominação mundial, Gru percebe que está perdendo terreno para um jovem concorrente, Vector. Para recuperar o prestígio, Gru decide adotar três meninas órfãs, Margo, Edith e Agnes, o que o transforma totalmente e o faz repensar seus planos para o futuro - além de nos entregar momentos hilários e emocionantes.

Em Meu Malvado Favorito 2, Gru é novamente desafiado, desta vez por um novo vilão, o agente secreto El Macho, que pretende transformar o mundo de todos em uma festa infinita. Neste filme, vemos Gru mais experiente e preocupado com as garotas, mesmo que contrariando sua personalidade áspera e sarcástica.

Por fim, em Meu Malvado Favorito 3, Gru é pressionado por seu irmão gêmeo, Dru, a voltar a praticar ações maléficas, só que sem sucesso. O objetivo de Gru passa a ser outro, o de conquistar a confiança de seus filhos e manter a harmonia com sua esposa, Lucy.

Em resumo, Gru é um personagem cativante, cheio de personalidade, que nos faz rir e emocionar. Além disso, sua história é capaz de tocar em temas profundos, como a importância da família e da amizade, tornando-se um ícone contemporâneo da cultura pop.